Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Más notícias para o Windows: TI tem investido em cloud, não em PCs

Embora o mercado de computadores tenha crescido 2,6%, o número é menor que a previsão inicial de 2,9%, aponta a IDC.

A empresa de pesquisas IDC acaba de divulgar seus números de venda de PCs no segundo trimestre de 2011 - e as notícias não são boas para o Windows.
Embora as encomendas de PCs ao redor do mundo tenham aumentado 2,6% em relação ao segundo trimestre de 2010, esse número está abaixo da previsão de crescimento de 2,9% para o período. Os principais culpados são tablets e smartphones, um mercado de netbooks nos EUA  em queda e a “pressão de uma economia sem brilho”.
Em empresas, uma mudança de investimentos para cloud computing e virtualização também aliviou a demanda por PCs, segundo o relatório de vendas de computadores da consultoria.
Os Estados Unidos foram uma das regiões mais fracas no estudo. As vendas de PCs no segundo trimestre baixaram 4,2% em relação ao mesmo período no ano passado, afirmou a IDC.
Outro fator que colaborou com a falta de brilho do mercado de PCs foi a instabilidade dos gastos em computadores no segundo trimestre de 2010, o que elevou as expectativas para este ano, de acordo com o analista Rajani Singh, da IDC.
“O impacto da dificuldade de sustentar o crescimento de 12% do segundo trimestre de 2010 levou a uma contração neste trimestre", afirmou Singh.
A IDC informou no mês passado que as encomendas de computadores devem crescer 4,2% em 2011, menos que a previsão feita em fevereiro, de 7,1%. Mas a queda das vendas não deve durar para sempre: a expectativa para 2012 é de crescimento, com aumentos anuais de até 11% até 2015, ainda que esse número seja menor que o crescimento anual médio de 19% entre 2005 e 2007.
Dinheiro na nuvem
No mundo corporativo, a demanda por PCs enfraqueceu este ano já que grandes empresas realocaram orçamentos. Novos computadores não são mais prioridade porque as equipes de TI planejam investimentos em serviços de migração para cloud, declarou a IDC.
 “Clientes corporativos continuam a focar no crescimento da parcela do orçamento de TI em novas soluções de informática como cloud e virtualização”, afirmou Singh.
O que também afeta o comércio de PCs é que a atualização de computadores está diminuindo o ritmo. As empresas estão no meio dos ciclos de updates e os Server Message Blockers estão no pico desses ciclos, segundo Mikako Kitagawa, analista-chefe na empresa Gartner Research, que também disponibilizou um relatório sobre a venda de PCs, nesta semana.
Algumas informações do relatório da IDC trouxeram um desânimo adicional para a Microsoft. Uma análise da parcela de vendas de fornecedoras nos EUA mostrou que ano a ano as vendas de Macs estão muito altas, crescendo 14,7%, enquanto a maioria dos fabricantes de PCs perdeu mercado. A exceção? Toshiba, que cresceu 3,7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário