Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Salários: saiba quanto ganha o profissional de tecnologia

São Paulo - Pesquisa da consultoria Manager mostra cargos e salários mais valorizados no mercado brasileiro de tecnologia. Veja os dados.

salarios_tec_88x66Quanto ganha o profissional do mercado de tecnologia da informação? De acordo com pesquisa da Manager, empresa de assessoria de recursos humanos, a diferença entre o menor salário médio e o maior é de quatro vezes.

Essa é a diferença entre o desenvolvedor de sistemas, que tem salário médio de 3,5 mil reais, e o gerente sênior de tecnologia, cuja média salarial é de 14,7 mil reais, de acordo com pesquisa realizada pela Manager, em abril de 2006, com 22 empresas.

>Opinião: segredos de uma boa entrevista

Os salários de um gerente sênior podem chegar à casa dos 18 mil reais mensais, informa Luiz Aguiar, gerente de remuneração da Manager. Veja a tabela abaixo, que considera os salários de pessoas jurídicas.
tabela_salarios_2_correta
Para o cargo de analista de segurança, essa variação começa em 3.432 reais e chega a 4.974 reais. Aguiar aposta que essa seja uma das áreas que mais crescerá nos próximos anos. As causas apontadas por ele são “a proliferação de usuários da internet, a crescente quantidade de mensagens eletrônicas enviadas e os vírus cada vez mais potentes”.
Todos os valores registrados no rastreamento comprovam reajuste anual dos salários sempre maior ao do crescimento da inflação no ano passado pelo IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), do IBGE, que foi de 5,69%.

Na lista de outras funções de destaque da área tem-se o programador, com salário indo de 3.748 reais a 4.395 reais, o analista de sistemas, com remuneração entre 3.947 reais e 6.766 reais, e o administrador de banco de dados (DBA), que recebe de 4.179 reais a 4.370 reais.

Com salário inicial um pouco mais alto, estão o analista de suporte e o programador web. Enquanto o primeiro recebe algo entre 4.208 reais e 5.056 reais, o segundo fica entre 4.574 reais e 5.215 reais.

O valor dá um salto para o supervisor de operações, que tem remuneração entre 7.328 reais e 9.690 reais. E no topo do ranking está o gerente sênior ou diretor, que têm salário variando de 12.686 reais a 18.324 reais.

Gerência é mais valorizada nos países ricos

O valor praticado com os diretores pode parecer alto, mas em um ranking global produzido pela Mercer Human Resource Consulting, o Brasil não está entre os que melhor pagam o gerente de tecnologia.

Revelada em agosto de 2005, a pesquisa da Mercer mostra o país na 27º posição da lista dos que melhor remuneram seus gerentes de tecnologia, com média por ano de 43.100 dólares. A soma, que atualmente equivaleria a aproximadamente 95 mil reais, era bem mais relevante na época, quando a moeda brasileira estava mais desvalorizada em relação ao dólar.
Oito dos dez países que melhor remuneram no mundo os gerentes de tecnologia são da Europa Ocidental. A Suíça é o país que melhor paga, em média, 161.900 dólares por ano. A pesquisa da Mercer consultou 5.300 empresas em todo mundo, sendo 188 no Brasil.
Cobrado por metas que deve cumprir, ele não precisa dar tanta satisfação sobre o horário de começar ou acabar o expediente. Também não é difícil encontrar profissionais que atuam como pessoa jurídica, já que muitos serviços são requeridos para projetos com duração limitada, sem necessidade de um contrato empregatício.

Além da flexibilidade de horário e contrato, este profissional é em geral jovem, normalmente na faixa etária entre 20 e 30 anos, com idade mais avançada em postos de gerência.

O número de novas contratações também aumento, segundo a Manager. O crescimento de 17,93% nas admissões no primeiro quadrimestre de 2006, em comparação com o mesmo período de 2005, é explicado por Aguiar como conseqüência natural do avanço tecnológico global.

“As empresas precisam acompanhar a onda de inovação para não perderem mercado, por isso investem em novas tecnologias e contratam mais profissionais da área”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário