Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Em uma semana, Firefox 5 conquista 55% dos usuários da versão 4

Segundo dados da StatCounter, fatia de mercado do Firefox 4 caiu de 16% para 7,2% em sete dias, enquanto a da versão 5 subiu de 0,5% para 10%.


A maioria dos usuários do Firefox 4 atualizou seu navegador para a versão 5 já na primeira semana, segundo dados estatísticos obtidos na web. No entanto, o ritmo de migração foi menor que o das últimas atualizações do Chrome.
O Firefox 5 é a primeira atualização sob o esquema de liberação rápida, que prevê uma nova versão a cada seis semanas. A Mozilla lançou esta versão em 21 de junho.
Desde então, a fatia de participação do Firefox 4 no mercado caiu de 16% para 7,2%, segundo dados coletados pela empresa irlandesa de análise web StatCounter – uma queda de 55%.
No mesmo período, a fatia do Firefox 5 subiu de meio ponto porcentual para 10%, indicando que a nova versão se aproveitou do declínio do Firefox 4 e de muito mais.
Como parte de seu novo programa de liberações, a Mozilla mudou o modo como oferece atualizações. Embora ainda não tenha imitado com perfeição o Chrome, que recebe atualizações na retaguarda, o Firefox abandonou sua abordagem “opt-in” para grandes atualizações, adotando uma estratégia “opt-out” idêntica à que foi utilizada no passado em atualizações de segurança.
A mudança parece estar funcionando, mas o passo do Firefox foi menos dramático que o da mais recente atualização do Chrome, revelam as estatísticas da StatCounter.
A fatia do Chrome 11 caiu de 17% para 2,7% nos primeiros sete dias depois de ter sido substituído pelo Chrome 12, em 7 de junho – uma queda de 84%. Enquanto isso, e no mesmo período, a fatia do Chrome 12 subiu de 0,7% para 15,5%.
Críticas
A Mozilla tem sido
criticada por clientes corporativos e pela rival Microsoft em relação ao novo cronograma de liberação e à interrupção de suporte para o Firefox 4. Outros têm sido perturbados pela rápida obsolescência do Firefox 4 – que estreou há apenas três meses -, em benefício do Firefox 5.
Nesta terça-feira, a Mozilla indicou ter ouvido as reclamações. Sem fazer qualquer promessa, um executivo da Mozilla afirmou que a empresa irá procurar formas de apoiar as empresas que utilizam o Firefox.
Ressaltando que as empresas precisam testar uma atualização de browser antes de entregá-las a seus funcionários, Jay Sullivan, vice-presidente de produtos da Mozilla, usou um blog para anunciar que “estamos explorando soluções que equilibram as necessidades das empresas, com discussões ativas em nossa comunidade, incluindo a contribuição valorosa da IBM”.
Um gerente da IBM que afirmou ser responsável pelo uso de 500 mil cópias do Firefox dentro da empresa tem se manifestado vigorosamente sobre o fim do suporte ao Firefox 4, chegando a classificar a medida como um “chute no estômago”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário