São Paulo - Dividir HD em dois é opção para rodar dois sistemas operacionais no mesmo PC ou até mesmo salvar dados.
Isso porque o particionamento do HD, que nada mais é do que a sua divisão em partes distintas e às quais serão dadas funções também diferentes, permite ao usuário separar aquilo que é parte do sistema operacional – o sistema em si e os programas que rodam no computador – de seus arquivos, documentos e dados pessoais, por exemplo. Desta forma, caso o sistema precise, por qualquer motivo, ser desinstalado, os dados gravados na segunda partição permanecem intactos.
Nesse caso, o particionamento do HD pode ser feito em duas oportunidades. No caso do usuário de Windows, a opção deve ser selecionada no momento em que o sistema está sendo instalado. Se você resolveu dividir o espaço do HD depois que o Windows já foi instalado, uma opção é instalar o Partition Magic. O software tem interface amigável e intuitiva. “O programa guia o usuário no processo de particionamento”, afirma Robson Fernandes da Silva, gerente de produtos da distribuidora de produtos de informática Superkit.
Quando o disco é particionado no Windows, cada parte do disco ganha nomenclatura própria, normalmente identificada por uma letra – C:, D: e assim por diante. Na hora de gravar os arquivos, vale ficar atento e lembrar qual delas você escolheu para armazenar seus arquivos.
Para facilitar esse processo, é possível alterar no sistema o local definido por padrão para a gravação de arquivos. Normalmente, os documentos são gravados diretamente em “Meus documentos”. Para alterar isso, no software (Word, por exemplo), clique sobre Ferramentas > Opções. Na janela que se abre, selecione a aba Arquivos. Então selecione Documentos e clique sobre o botão Modificar. Agora é só definir o diretório que deseja ter configurado como padrão e clicar em OK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário