Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Hackers x crackers - entrando na ética do mundo hacker

De tempos em tempos recebemos reports de erro, em notícias do tipo “Hackers planejam terceiro ataque contra Sony”, nos alertando que estamos (junto com a maioria da mídia) usando o termo errado. Neste caso, deviamos ter usado crackers e, em tom acusador, e apontam: “o Adrenaline é um portal de tecnologia, devia saber a diferença”.

Muitos associam hackers automaticamente  mundo da tecnologia e da programação
E qual a diferença? No dicionário, podemos encontrar como significado para hacker: “Indivíduo que acede ilegalmente a sistemas computacionais”. O Michaels indica como: “Pessoa viciada em computadores, com conhecimentos de informática, que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema, ou contra elas.” Ok, então segundo ele usamos o termo correto. Poderia acabar o artigo aqui.
Mas a coisa não é tão simples, e não vamos nos contentar com tão pouco. A verdade é que o “pai dos burros” é uma ótima referência para diversas situações, mas quando falamos de cultura digital, as mudanças dinâmicas (cada dia sai um meme novo) deixam as revisões dos dicionários “no chinelo”. E quem aqui fala acede?
Como os dicionários tendem a ser conservadores, algo natural já que buscam ser obras de referência num contexto com diversas variantes regionais, demoram muito para implementar um novo termo, e muitas vezes a expressão está consolidada no uso cotidiano muito antes de ganhar um verbete. E pra onde corremos então? Eu vou sugerir pro basquete.
Imagine a seguinte situação: no meio do treinamento, o técnico manda os jogadores fazerem uma fila e treinarem arremessos livres. Todos fazem a fila, arremessando um por vez. Aí alguém sugere que se faça duas filas, e assim enquanto um arremessa, a pessoa na fila ao lado já prepara o “chute”. A fila anda mais rápido, e todos praticam mais arremessos em menos tempo.
Não meu caro, não implementamos uma seção esportes no site e, apesar de parecer, juro que não estou fugindo do assunto. Afinal um sistema acaba de ser “invadido” e modificado. Há um hacker no meio deste treino.
Prepare-se para conhecer um grupo de pessoas que não está contente com o mundo como ele é, e adoram modificá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário