Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Hackers x crackers - entrando na ética do mundo hacker

Conclusão

O termo “hacker” ganhou muitos significados, e no meio da confusão não há nada que sirva como referencial único para definir. Dependendo do ambiente ou da pessoa, ela irá atribuir uma sentido diferente. Para muitos, é aquela pessoa com muita habilidade no que faz. Outros atribuem a alcunha para aqueles programadores brilhantes, capazes de contornar qualquer problema em software ou hardware. Um hacker pode ser até aquele que viu que o botão que ativa e desativa a placa sem fio era o que impedia o notebook de conectar a rede wireless. É tudo uma questão de perspectiva.

O termo vem ganhando também, para desânimo de muitos, uma conotação negativa. Isso pode ser atribuído, em parte, à mídia. Na maioria dos casos, especialmente em veículos de comunicação não especializados, a figura do hacker aparece em notícias sobre ataques a sistemas, roubo de senhas, e nos mais diversos delitos digitais. É quase como alguém te observando, sorrateiramente, por trás de seu monitor.
Até mesmo o ativismo ganhou seu mashup com o mundo hacker, formando o “hacktivismo”. Assim pessoas realizam atividades de hackers do tipo dark hat (ou do tipo grey hat, dependendo do seu julgamento) contra empresas e pessoas, tudo em nome de causas diversas, como liberdade de informação ou contra o bloqueio de modificações do software em uma plataforma (galera do Anonymous, levanta a mão!).
A diferenciação entre os white hats e dark hats é importante. Eu acho que sim, e muitos dos que querem seguir esta nova filosofia também, para evitar que quando se identifiquem como tal, tenham que ouvir algo do tipo: “Você é hacker? Vai estragar meu computador?”. Neste caso hackers e crackers são distinções interessantes, apesar de que muitos atribuem a ideia de crack a algo que desbloqueia softwares originais (piratear), apenas. É bom, principalmente porque, como pode dar origem a maldade algo que começou há tanto tempo, num clube fundado apenas para reunir os amante das miniaturas de trens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário