A companhia de análises reduziu sua expectativa de crescimento do mercado de PCs em 2011. Vendas de computadores devem aumentar apenas 4.2%.
A companhia de análises IDC reduziu suas expectativas para este ano em relação ao mercado global de PCs e atribuiu a queda à demanda por computadores tablets, a situação econômica e um primeiro trimestre com baixos resultados.
A IDC afirmou na segunda-feira (6/6) que as vendas de PCs devem aumentar apenas 4.2% em 2011. A previsão anterior, divulgada em fevereiro, era a de crescimento de 7.1%. Por outro lado, a IDC notou que sua análise espera que o mercado melhore no próximo ano e registre entre 10% a 11% de crescimento até 2015.
Mas mesmo 10% ou 11% de crescimento não são números impressionantes se comparados aos índices de expansão do mercado alguns anos atrás. De 2005 para 2007, as vendas de PCs cresceram 18.9%, segundo a IDC. Entre 2008 e 2009, também houve um aumento, que chegou a mais de 21%.
Há alguns fatores reduzindo o mercado, segundo a IDC. Tablets, como o iPad (Apple), e computadores ultraportáteis (netbooks) têm dominado parte do mercado de notebooks e computadores desktop por alguns meses.
"Os consumidores estão reconhecendo o valor de ter e utilizar vários dispositivos inteligentes e, como já têm um PC, agora adicionam smartphones, tablets e leitores digitais às suas coleções", afirmou Bob O'Donnell, vice-presidente da IDC. "
A persistência da economia instável também influencia este setor. No primeiro trimestre de 2011, as vendas de PCs registraram queda de 1.1% em relação ao mesmo período de 2010. A IDC espera que novos recursos dos PCs, em conjunto com uma economia cada vez melhor, ajude a elevar as vendas de PCs durante o próximo ano.
A IDC afirmou na segunda-feira (6/6) que as vendas de PCs devem aumentar apenas 4.2% em 2011. A previsão anterior, divulgada em fevereiro, era a de crescimento de 7.1%. Por outro lado, a IDC notou que sua análise espera que o mercado melhore no próximo ano e registre entre 10% a 11% de crescimento até 2015.
Mas mesmo 10% ou 11% de crescimento não são números impressionantes se comparados aos índices de expansão do mercado alguns anos atrás. De 2005 para 2007, as vendas de PCs cresceram 18.9%, segundo a IDC. Entre 2008 e 2009, também houve um aumento, que chegou a mais de 21%.
Há alguns fatores reduzindo o mercado, segundo a IDC. Tablets, como o iPad (Apple), e computadores ultraportáteis (netbooks) têm dominado parte do mercado de notebooks e computadores desktop por alguns meses.
"Os consumidores estão reconhecendo o valor de ter e utilizar vários dispositivos inteligentes e, como já têm um PC, agora adicionam smartphones, tablets e leitores digitais às suas coleções", afirmou Bob O'Donnell, vice-presidente da IDC. "
A persistência da economia instável também influencia este setor. No primeiro trimestre de 2011, as vendas de PCs registraram queda de 1.1% em relação ao mesmo período de 2010. A IDC espera que novos recursos dos PCs, em conjunto com uma economia cada vez melhor, ajude a elevar as vendas de PCs durante o próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário