Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Twitter testa encurtador automático de URLs

Novo recurso está liberado apenas para alguns usuários.

Nesta terça-feira o microblog Twitter adicionou um recurso de encurtamento automático de links que permite que o usuário cole o link diretamente na composição do tweet, sem se preocupar com o limite de 140 caracteres.

De acordo com a postagem no blog oficial do Twitter, os usuários podem inserir endereços de qualquer tamanho na caixa de composição do microblog.

“Depois de escrever a mensagem e apertar o botão “tweet”, nós encurtamos o link para  19 caracteres”, disse o Twitter. “Você não precisa mais se preocupar ao colocar um endereço longo dentro do limite de 140 caracteres”, afirmou a rede social em sua página de ajuda.

Atualmente, usuários recorrem a serviços de outros sites que o Twitter garante que continuará suportando.

O recurso está sendo oferecido a um número restrito de usuários do microblog. Após inserir 13 caracteres de um endereço, uma mensagem aparece para informar que o link será encurtado automaticamente. Mesmo se a URL fizer a mensagem ultrapassar o limite de caracteres, os usuários podem continuar a escrever, declarou o Twitter.

Depois que a mensagem for postada, uma URL "t.co" será atribuída ao endereço, que também será um versão abreviada do URL original, para que as pessoas vejam para onde serão redirecionadas.

O recurso funciona exclusivamente para compartilhar mensagens no microblog e não pode ser usado para encurtamento de sites em geral, como bit.ly e migre.me. A companhia ressaltou que os aspectos de segurança do serviço, checa se as URLs levam a site potencialmente perigosos. Em caso positivo, os usuários serão informados antes do redirecionamento, afirmou o Twitter.

O microblog também lançou sua a versão em português esta semana. O site já tem suporte para nove idiomas, incluindo francês, alemão, espanhol, koreano, russo e inglês.
O Twitter está entre os 13 sites mais acessos no Brasil, de acordo com a empresa de monitoramento de tráfego de internet Alexa.
O serviço também monitora a Google, Orkut e Facebook no país. O ranking é resultado de uma combinação da média de usuários e pageviews no último mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário