Ministério da Justiça notifica Facebook
Empresa terá que explicar melhor o recurso de reconhecimento de faces
O Facebook recebeu nesta sexta-feira (10/06) uma notificação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. A empresa terá que explicar melhor o novo recurso de reconhecimento de faces, que detecta automaticamente os usuários em fotos publicadas no site.
Leia mais: Dicas para controlar sua privacidade no Facebook
O recurso já funcionava nos Estados Unidos desde o final de dezembro e foi ampliado para outros países, incluindo o Brasil, na última quarta-feira (08/06).
Segundo o comunicado do DPDC, há indícios de ausência de consentimento dos usuários para a ativação da ferramenta. Há ainda possível violação da privacidade e modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social. O Facebook terá dez dias corridos para se manifestar sobre o assunto.
Fotos vinculadas a usuários
O Facebook já detectava rostos em fotos há bastante tempo, mas não os vinculava a usuários da rede. O próprio usuário tinha que digitar o nome do amigo mostrado na foto. Desde a última quarta-feira isso mudou. Agora o Facebook não só reconhece os rostos como também mostra quem são os amigos presentes nas fotos.
Privacidade é problema antigo para Facebook
A prática de incluir automaticamente os usuários em novas ferramentas e só depois lidar com questões de privacidade não é novidade na história do Facebook. No início do ano passado, a empresa foi alvo de vários órgãos governamentais quando tornou públicas informações como cidade, emprego e interesses dos usuários.
A pressão de governos e entidades ligadas à proteção de informações pessoais levou o Facebook a criar controles mais simples de privacidade em maio de 2010.
Como desabilitar o recurso
Quem não quiser ter seu rosto automaticamente marcado em fotos publicadas por amigos pode desativar esse recurso. Para isso, no Facebook, o usuário deve acessar o menu Conta > Configurações de Privacidade > Personalizar Configurações.
Na página de configurações de privacidade, no bloco “Itens que outros compartilham” é necessário editar as configurações na opção “Sugerir fotos minhas a amigos”. Após uma caixa de mensagem aparecer na tela, deve-se clicar na opção “Ativado” e selecionar “Desativado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário